O Machete, tem escala elevada sobre o tampo, (dezassete trastos), e boca redonda;
Em tempos idos o seu encordoamento foi de tripa, mas o povo foi substituindo a primeira corda por fio de aço cru, depois as outras, até ficarem as quatro cordas de aço. Actualmente (2012), os músicos voltaram a encordoar este instrumento com cordas aproximadas às de tripa, mais concretamente com Fluorocarbono.
A sua afinação é, do grave para o agudo, Ré-Sol-Si-Ré (D-G-B-D).
Carlos Santos considerou-o como um instrumento de invenção insular, explicando o seu nome, de acordo com o autor do Elucidário Madeirense, pelo fato de o instrumento ser usado por gente que vestia bragas, uma espécie de calças largas e curtas, antigo trajo do camponês ilhéu, que tinham bolsos grandes, onde poderiam ser transportados estes pequenos instrumentos.
Carlos Santos considerou-o como um instrumento de invenção insular, explicando o seu nome, de acordo com o autor do Elucidário Madeirense, pelo fato de o instrumento ser usado por gente que vestia bragas, uma espécie de calças largas e curtas, antigo trajo do camponês ilhéu, que tinham bolsos grandes, onde poderiam ser transportados estes pequenos instrumentos.
Machete Rústico |
Machete acompanhado por uma Viola |
Machete |
...e tendo como tal figurado em conjuntos de que faziam parte pessoas da maior representação social da cidade do Funchal, com conhecimentos musicais,
Grupo da Orquestra Característica Madeirense - Machetes (linha da frente) - - Violas e Rajões (linha de trás) - |
... e ao serviço de um repertório de tipo erudito, em arranjos mais ou menos adequados.
Escalas e Estudos para Machete, arranjados por Manoel Joaquim Monteiro Cabral |
Manuscrito de Machete - Mrs. Christopher Este documento pertence a Manuel Morais |
Sinais das cordas soltas Escala Natural Escala Cromática |
Exemplo de duas pequenas peças para Machete: N.º 2 - Dança Camponesa N.º 3 - Gallopé |
A exemplo deste manuscrito (pertença de M. M.), existem outros com peças muito interessantes e de grau de dificuldade de execução muito elevado.
Conhecem-se manuscritos dos quais temos posse de compositores do séc.XIX, tais como:
- Cândido Drumond de Vasconcelos;
- António José Barbosa;
- Manoel Joaquim Monteiro Cabral
Morfologicamente idênticos, o braguinha rural é extremamente rústico e pobre, enquanto o burguês e citadino é geralmente de uma feitura muito esmerada, em madeiras de luxo, com embutidos, etc.
A Associação de Folclore e Etnografia da RAM - AFERAM, lançou o primeiro número de uma série de cadernos, intitulados "Cadernos de Folclore", em que o tema desta 1.ª edição, foi: Cordofones Tradicionais Madeirenses - Braguinha, Rajão e Viola de Arame. Em baixo podemos ver um pequeno exemplo de como está organizado o Cadernos de Folclore 1
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